Top 5 Doujins de Touhou - Curadoria de Kanako the Pimp

 

Essa lista é um top 5 pessoal de doujins de Touhou que li entre muitas centenas ao longo dos anos. Tirando o a primeira posição, as outras quatro posições não tem diferenciação no top pra mim, até porque elas podem mudar pra mim dependendo da vibe do dia, mas ainda assim vou dar três critérios pra seleção: impacto pessoal, não a qualidade, senão teria que rolar um top 30 e não tenho saco pra isso, até porque tem muito doujin bom com história legal mas que...sei lá, não teve nenhum impacto pessoal, não me fez ficar pensando, lembrando e nem nada do tipo, o segundo critério é que seja um doujão mesmo, então não vou considerar 4-komas, sequencias de imagem, histórias absurdamente curtas, comics de internet e nem nada desse tipo, e o terceiro que não vou pegar nada que seja oficial, só coisa feita pela comunidade mesmo. Por razões obvias também não tem +18 aqui, apesar das temáticas dos escolhidos não serem necessariamente tranquilas kkk Eu vou deixar o link pra ler todos eles nos comentários.


5 - Soga no Tojiko Will Not Talk (Carcharias)

Apesar de ser antigo eu só conheci este no começo do ano, tem um pegada bastante séria e dramática envolvendo o pessoal do Ten Desires, fora que tem uma face histórica muito bem construída e pensada de um Japão antigo, e pega uns temas pesados pra discutir, tem cenas que conseguem ser fantásticas, eróticas e meio mórbidas, e tudo ao mesmo tempo. Não é uma história tearjerk nem nada do tipo já que as coisas tem motivo pra acontecer ali (nota: eu tenho um pouco de asco dos doujins de touhou que são pesados e deprimentes só por serem pesados e deprimentes). Apesar de não organizar por ranking, eu deixei esse por último por uma razão: a história até tem um "final" mas ainda tá incompleta e provavelmente ela nunca será concluída, a treta que rolou é meio longa e confusa e eu dei uma cavada pra entender o que aconteceu, resumindo: a Carcharias teve um problema cabuloso com reviewbombs, doxxing e chantagem por ter decidido sair de Touhou e fazer coisas de Kancolle (Japão sendo Japão como sempre), e aparentemente pouco depois rolou uma treta em uma Comiket por causa de um ex-funcionário dela, que acabou no exposed de info pessoal dela em banner de divulgação e os k7, só sei que depois disso meio que ela deletou todas as redes dela e as que sobraram estão abandonadas desde o começo de 2019, então acho que vai ficar sem fim mesmo kkkk tl;dr Talvez o melhor doujin "histórico" de touhou.


4 - At Chirei (Karaagetarou)

Talvez seja a história mais famosinha da minha lista, embora é capaz de muita gente não conhecer ela já que não é exatamente um doujin muito novo, tem um estilo bem mais chibizão e faz papel de um tipo de prequel do Subterranean Animism, a arte é bem estilizadona e é bem fofinha, tem drama e comédia, é uma boa história pra ler e passar um tempinho e sem dúvida uma das melhores criações da comunidade de touhou até hoje, sem contar que se trata de uma história que eu dou muitos pontos adicionais por ser uma das poucas histórias que conseguem a aparente semi-impossível proeza de não retratar a Koishi como uma psicopata esquizofrênica, ou melhor, faz touhou ser touhou da melhor forma possível sem as doideras vindas da comunidade lel. tl;dr Moe overload.


3 - Passion for Your Sake (Jiroo)

Curiosidade? Esse é o primeiro doujin de touhou que eu li na vida e já comecei bem já pelo visto kkkk, não vou entrar muito no plot já que não quero dar spoilers, mas basicamente os estudos de magia da Marisa tem um efeito colateral imprevisto e bastante intenso na saude dela. A arte é um pouquinho troncha pros padrões atuais e os personagens não funcionam exatamente como no cânon mas a narrativa compensa e muito, se tu é do tipo que triga ou assimila histórias pesadas, principalmente envolvendo depressão e afins, recomendo não ler esse aqui, até porque deve ser o doujin mais intenso no assunto de depressão sem ser necessariamente tryhard dos que eu encontrei até hoje de qualquer franquia, excelente pra ler e depois sair pra tomar um café e fumar enquanto pensa na vida. tl;dr Bad reflexiva excelente pra quem curte.


2 - The Immortal Who Saw the Death of the Universe (Alison)

Eu tinha que botar um do Alison aqui até porque ele é de longe meu artista de Touhou favorito, e eu amo esse trampo dele até pelo motivo diametralmente oposto dos outros dessa lista até agora: o que acontece se você chutar o balde do tryhard e pensar algo do tipo: "hmmm o que vai rolar com os Hourais daqui, sei lá, cinco bilhões de anos quando a terra nem existir mais??", é um comedião com sci-fi fenomenal, um belo exercício sobre astronomia e física teórica, a arte é full color, fenomenal e extremamente bem feita, e se você conhece o resto do trabalho do Alison, dá pra ver que ele definitivamente não estava puro escrevendo isso, o que só me faz amar ele mais ainda kkkkk. Me identifico bastante com como a cabeça dele funciona. tl;dr Ventania - Só para loucos.


1- Mamange (koyama shigeru)

Um slice of life de comédia com a Reisen vivendo no "mundo real" sendo a mãe do resto do pessoal do Eientei...e a premissa não tem muito mais que isso na verdade, é uma série EXTREMAMENTE grande afinal ela começou em 2010 e é a única desta lista que ainda tá sendo feita ativamente, a arte em sí é um chibizão que não é exatamente excelente nem nada tipo, embora o koyama melhorou bastante ao longo dos anos, mas enfim, porque pra mim tá em primeiro lugar? Pra mim é de longe o doujin (ou serie de doujins nesse caso) que teve mais impacto pessoal até hoje, não só pela pegada de relação familiar, das responsabilidades e afins (talvez também por eu ter lido bem na época que eu estava no começo da vida adulta), mas foi A coisa que mudou minha opinião de nunca querer nem cogitar casar ou ter filhos pra gostar disso e considerar isso uma coisa pro futuro. É bonita e emocinonante demaize em alguns capítulos. tl;dr aaaaa quero ser pai agr.